25/10/2010 | Economia

Conheça o ranking mundial de vendas de carros

O setor automotivo global só tem motivos para comemorar os bons números do primeiro semestre de 2010

por Koichiro Matsuo

A líder em fornecimento de informações automotivas, JATO Dynamics do Brasil,, divulgou seu relatório mensal com os dados de veículos vendidos mundialmente no acumulado de janeiro a julho de 2010. A China ainda é a líder disparada no mercado automotivo com crescimento de 45,6% em comparação ao mesmo período de 2009, ultrapassando a marca de 7,4 milhões de automóveis. Em segundo lugar aparecem os EUA, com aumento de 15%, e Japão, com alta de 19,9%. Os dados chineses incluem apenas veículos de passeio. Para o restante dos países os números englobam carros e comerciais leves. Neste contexto, o Brasil ficou na quinta colocação com aumento de 6,7% nas vendas de veículos quando comparado a igual período do ano passado. A Alemanha continua em quarto lugar mesmo com queda de 27,5% nas vendas do período. O destaque deste mês é a Índia que, com crescimento de 38%, ultrapassou a Itália, ficando em sétimo lugar. Os números incluem comerciais leves e carros de passeio.

"A China continua com um crescimento surpreendente. Os BRICs ( Brasil, Rússia, Índia e China) continuam entre os 10 primeiros e a Índia começa a consolidar sua posição. A Alemanha não está conseguindo segurar a 4ª posição e o Brasil deve assumir esta colocação e permanecer sólido até o final do ano. A Rússia continua sendo ameaçada pelo Canadá, mas acreditamos que deve manter sua posição pelo menos até o 3º trimestre.", afirma Luiz Carlos Augusto, diretor superintendente da Jato Dynamics do Brasil.

Desempenho das marcas

A Toyota manteve a liderança em vendas no acumulado entre janeiro e julho de 2010, seguido pela Ford e Volkswagen. A Chevrolet obteve um aumento de 29,02% no período, mantendo a quarta colocação.

A Chevrolet mantém o crescimento acima da média e começa a ameaçar a Volkswagen, se continuar com este direcionamento estratégico cada vez mais voltado para o cliente, não vai surpreender se fechar o ano em 2º lugar", acrescenta Augusto.

América do Sul

"Argentina mantém o crescimento e demonstra que vai investir na renovação de sua frota. A ainda é um pequeno passo, mas esperamos que a região possa fechar um ano com um crescimento considerável", finaliza Luiz Carlos Augusto.

Envie seu comentário

*Seu nome:
*E-mail (não será publicado):
Site (inclua o http://)
*Comentário:
*Preencha a resposta:
* campos obrigatórios. Os comentários
são mediados, portanto, aguarde
a liberação.

Comentários nesta matéria:

Seja o primeiro a comentar! Use o formulário ao lado e participe!

 

 

 


Você pode copiar e redistribuir o conteúdo da Revista Mais Capital desde que mantenha os créditos.
  EXPEDIENTE